domingo, 28 de junho de 2009

Tu és Pedro...

Pedro e as chaves do Céu


Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?»
Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.»
Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»
Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.»

Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu.
Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela.
Dar-te ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»
Depois, ordenou aos discípulos que a ninguém dissessem que Ele era o Messias.

Evangelho segundo S. Mateus 16,13-23.


O Evangelho de João[9], bem como o de Lucas[10], também falam a respeito do primado de Pedro dever ser exercido particularmente na ordem da Fé, e que Cristo o torna chefe: Jesus disse a Simão (Pedro): "Simão, filho de João, tu Me amas mais do que estes? "Ele lhe respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta Meus cordeiros". Segunda vez disse-lhe: "Simão filho de João, tu Me amas? - "Sim, Senhor”, disse ele, “tu sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Apascenta Minhas ovelhas". Pela terceira vez lhe disse: "Simão filho de João, tu Me amas? Entristeceu-se Pedro porque pela terceira vez lhe perguntara “Tu Me amas?” e lhe disse: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo". Jesus lhe disse: "Apascenta Minhas ovelhas.[11]

Evangelho segundo João


Crucificado de Cabeça para Baixo...

Segundo a Tradição Cristã, Pedro foi preso nos

primeiros meses de 67, como cúmplice do incêndio da cidade de Roma. Foi condenado à morte de cruz, conforme sentença da primeira sessão do Tribunal Romano, sob a ordem do Imperador Nero. A execução foi consumada pelos litores e soldados da guarda pretoriana, na colina do Vaticano, no mesmo dia em que Paulo foi decapitado. (Conforme carta de Clemente, bispo de Roma em 95 – Arquivo do Vaticano). No momento da execução, Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, porque não se sentia digno de morrer na cruz, como CRISTO morreu. Os carrascos atenderam a sua última vontade.









"A Pedra sob a qual o proprio Cristo Firmou a sua Igreja, unica e verdadeira.

A Igreja está sob Pedro, e Pedro Esta ao lado da Igreja com o o seu suscessor Bento XXI."





Paróquia do Cristo Redentor | Evangelizar é a Nossa Missão

Um comentário:

  1. " Pedro unico Pastor deixado escolhido pelo proprio CRISTO, para guir seu rebanho...
    ... Cristo quis que a unidade de sua unica Igreja fosse feita em torno de uma só pedra : PEDRO.
    Sem ele esta unidade se perderia, assim como perdeu-se nas ceitas protestantes, que sem um unico e verdadeiro pastor se divide,e divide e divide...

    Pedro é por CRSITO a ligação do Corpo da Igreja que somos nós, a Cabeça da Igreja que é o proprio CRISTO !!!!

    ResponderExcluir